segunda-feira, 5 de novembro de 2018

FUTEBOL À PERIGO!


Cada dia acentuam-se mais e mais os erros nas arbitragens no futebol brasileiro. Não se pode mais admitir o que vem ocorrendo a cada rodada dos campeonatos.

Mesmo com cinco (5) árbitros a cada partida surge um novo capítulo negativo. No jogo Internacional e Atlético Paranaense o “adicional” marcou uma penalidade que nem o árbitro viu. Ex-árbitros atuando nas redes de televisão como analistas foram incontestes. Renato Marsiglia disse no SPORTV:"Não houve absolutamente nada no lance". 

Isso me faz voltar no tempo. Dia 22 de Fevereiro de 2012, Campeonato Paulista, jogo Bragantino e São Paulo em Bragança Paulista. O “Massa Bruta” vencia por um a zero com gol de Giancarlo em lance que começou com Romarinho “impedido”. Aos 27 minutos Jadson (São Paulo) caiu na área e Carlos Ceretta de Lima marcou penalidade máxima. Eu comentava o jogo no Première do SPORTV e a imagem da câmera atrás do gol mostrou que o goleiro Daniel Fernandes estava a meio metro de Jadson que caiu sem ser tocado. O árbitro marcou a penalidade. O “adicional” que estava a dois metros do lance viu tudo e calou-se.

O que mais se vê atualmente é a “simulação” dos jogadores com a complacência dos apitadores. Os árbitros precisam tomar coragem e punir os jogadores que retardam a reposição da bola na cobrança de tiro de meta, arremesso lateral e especialmente na simulação de contusões.

Na Copa Libertadores continua rendendo é a decisão da CONMEBOL de não punir o CA River Plate pela presença de seu treinador que estava punido. Ele não poderia estar no estádio, muito menos na cabine com radiotransmissor se comunicando com o auxiliar no gramado e tampouco comparecer ao vestiário no intervalo da partida.

Punir o treinador foi correto, mas, e o resultado do jogo pode ser considerado normal?. É claro que não. A CONMEBOL precisa ser contestada. Não é dessa maneira que se julgam casos gravíssimos que “mancham” o futebol como um todo. Uma vergonha.
É isso aí.