




A história do “Olha o Gol” que muitos conhecem foi vivida por vários locutores esportivos do Brasil. O falecido Rosildo Portela empunhando o microfone de uma emissora de Curitiba estava no Beira Rio em Porto Alegre. Bola rolando e de repente representantes de uma empresa de refrigerantes ingressaram na cabine para presentear o locutor. Portela ficou mais interessado com as “meninas” do que com o jogo e logo ouviu o Plantão Esportivo chamar: “Olha o Gol”. E ele de imediato... aonde? Aí no Beira Rio.... E Rosildo soltou o vozeirão... GGGGGOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.
Na Copa América de 1999 realizada no Paraguai um famoso locutor esportivo – já falecido – foi contratado para participar como comentarista de uma emissora brasileira. Logo na primeira rodada deixou de comentar para narrar os jogos. No andamento da competição foi escalado para Colômbia e Equador. Como a transmissão era em off-tube diretamente de um Hotel em Foz do Iguaçú acabou invertendo os dois selecionados. Nos primeiros quarenta e cinco minutos transmitiu a Colômbia como se fosse o Equador e o Equador como se fosse a Colômbia. Tudo porque a Colômbia jogou de camisa azul e o Equador de camisa amarela.
E pra finalizar aquela do locutor da Emissora Continental a 100% esportiva do Rio de Janeiro que nos anos 50 e 60 fazia a dublagem na transmissão de jogos de futebol. O Internacional jogaria no Estádio dos Eucaliptos em Porto Alegre contra o San Lorenzo da Argentina uma partida amistosa. Jogo marcado para começar às 21 horas. O operador técnico encarregado de sintonizar a Rádio Farroupilha para a dublagem encontrou dificuldades e não conseguia ouvir a emissora gaúcha. Faltando três minutos para as 21 horas o locutor abriu a jornada, leu a escalação dos dois times que tinha recortado do jornal e iniciou a narração. Passados uns 10 a 15 minutos o operador finalmente sintonizou a Rádio Farroupilha e rapidamente escreveu numa folha de papel colocando-a na mesa do locutor onde se lia: “Está chovendo muito em Porto Alegre não tem jogo”. O locutor imediatamente sentenciou: “Senhoras e senhores, chove muito em Porto Alegre. O jogo foi cancelado. Boa noite”.