quinta-feira, 26 de junho de 2008

ESPANHA DÁ SHOW E DECIDE COM ALEMANHA

A Alemanha vai enfrentar a Espanha na decisão da EURO-2008 neste domingo às 15h45 no Estádio Ernst Happel em Viena, na Áustria. Jogando hoje a Espanha numa exibição de gala derrotou a Rússia por três a zero se classificou para a finalíssima. A “Fúria” dirigida por Luis Aragones jogou um futebol moderno, objetivo e de rapidez vencendo o jogo de forma justa e correta. Os russos não conseguiram repetir suas grandes atuações na Eurocopa e sucumbiram diante da qualidade apresentada pelos espanhóis. A apresentação de Marcos Senna, e seus companheiros merecem aplausos. Foi um futebol limpo, sério e de muita categoria. Todos os gols aconteceram no segundo tempo. Xavi Hernandez abriu o placar aos 3 minutos, Güiza o artilheiro do campeonato espanhol ampliou 27 e David Silva fechou a vitória aos 35 minutos. Foram três belos gols na vitória espanhola. Choveu praticamente durante todo o jogo em Viena, mas o gramado esteve perfeito. Perto de 50 mil pessoas presenciaram a partida. Apitou Franck De Bleeckere da Bélgica, com um trabalho perfeito. Venceu a Espanha com: Casillas; Sérgio Ramos, Puyol, Marchena e Capdevila; Marcos Senna, Iniesta, Xavi Hernandez (Xabi Alonso), e David Silva; Villa (Fábregas) e Torres (Güiza). A Rússia valorizou a vitória da Espanha alinhando: Akinfeev; Anyukov, V.Berezutski, Ignashevich e Zhirkov; Zyrianov, Semak, Semshov (Bilyaletdinov) e Arshavin; Saenko (Sychev) e Pavlyuchenko.

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA

Li uma declaração atribuída ao Sr. Edson Arantes do Nascimento, nosso consagrado Pelé, o maior jogador da história do futebol. Ele analisou o atual momento do nosso futebol e da Seleção Brasileira. O ponto de vista de Pelé é o que eu defendo em parte, só não acho que exista espaço para voltarmos aos campeonatos com seleções estaduais como sugere. A CBF precisa conscientizar-se em formar uma Seleção só com jogadores que atuam no país. Porque os senhores poderão perguntar. Porque está na hora de se entender que os profissionais que atuam no exterior estão mais preocupados em garantir o emprego (muito bem remunerado, diga-se) do que se expor em jogos que só interessam aos cofres da CBF. Esse é um ponto. O outro se refere à falta de tempo para os treinamentos. Vocês não acham que seria muito mais simples convocar-se uma ou até duas vezes por mês jogadores que atuam dentro do país e reuní-los para treinamentos. Isso abriria a possibilidade de se formar uma nova seleção. Os compromissos assumidos com os patrocinadores para jogos na Europa ou em qualquer outro continente que não o nosso poderiam ser cumpridos pela seleção atual. Dunga disse após o jogo com a Argentina que assumiu para formar uma nova seleção. Então deveria ter partido desse pressuposto. A CBF precisa planejar uma verdadeira renovação no futebol do Brasil e não permitir que se viva de sobressaltos nas Eliminatórias e aos vexames que o futebol Pentacampeão Mundial tem dado ultimamente. Após o encerramento do Mundial da Alemanha a CBF teve tempo suficiente para implantar essa nova filosofia. Nada foi feito nesse sentido. As conseqüências aí estão. Um time que disputa as Eliminatórias e é vaiado dentro do próprio país. É isso aí.

INTER MANTÉM JOGADOR PORTUGUÊS


A pedido do treinador José Mourinho o contrato do jogador Luis Figo foi renovado por mais uma temporada pela Internazionale de Milão. Figo ficou muito satisfeito e disse que na última temporada as contusões não permitiram que ele jogasse todo o seu futebol. Espera retribuir agora, já recuperado dos problemas que o atingiram. Figo deverá encontrar-se com José Mourinho nos próximos dias para uma conversa. Curiosamente embora portugueses nunca trabalharam juntos.

FELIPÃO DEFINE SEU TIME

Luiz Felipe Scolari já definiu sua equipe de trabalho no Chelsea. Além de Flávio Teixeira o Murtosa e o preparador físico Darlan Schneider, Felipão pediu a contratação do treinador de goleiros Antonio Carlos Pracidelli. Carlos Pracidelli – ou Carlão – foi goleiro na decada de 80 iniciando no Nacional de São Paulo. Jogou no XV de Jaú, Atlético PR, Juventus, e encerrou a carreira aos 34 anos de idade no Santo André. Nelsinho Batista o levou para o Palmeiras em 1992, inicialmente para ajudar nas categorias de base e posteriormente assumindo o departamento de formação de goleiros do Palmeiras. Na sua carreira de 16 anos formando goleiros, tem 14 anos no Palmeiras, considerando as idas e vindas impostas pela vida e pelos imbróglios políticos do clube. Pracidelli vinha sendo o treinador dos goleiros Marcos, Diego Cavalieri e Bruno do alviverde paulista. Agora será parte integrante da equipe de trabalho de Luiz Felipe Scolari, que deve levar outros brasileiros para o time inglês. O jogador Deco já estaria certo e o próximo pode ser Ronaldinho Gaúcho, também pretendido pelo Manchester City e pelo Milan. Pracidelli tem 51 anos e é natural de São Paulo-SP. Como preparador de goleiros do Palmeiras, a sua coleção de títulos é vasta: Libertadores (1999), Campeonato Brasileiro (1993/94), Copa do Brasil (1998), Copa Mercosul (1998), Copa dos Campeões (2000), Rio-São Paulo (1993 e 2000), Campeonato Paulista (1993/94, 1996 e 2008) e Campeonato Brasileiro Série B(2003). Foi também o preparador de goleiros do Brasil na conquista da Copa do Mundo de 2002.

EURO-2008: HOJE TEM ESPANHA E RÚSSIA

Deve ser um jogo sensacional hoje em Viena na Áustria entre Espanha e Rússia que vão decidir quem enfrentará domingo a Alemanha na grande final da EUROCOPA de 2008. A partida de hoje entre espanhóis e russos será realizada no Estádio Ernst Happel. Os russos suprenderam com o holandês Guus Hiddink que pode voltar ao comando da Seleção da Holanda, após a Euro. Numa cidade do interior da Rússia um artista plástico já tem pronto um busto em homenagem ao treinador pelo belo trabalho que faz à frente a seleção. Na Copa de 2002 tornou-se o grande ídolo do futebol coreano e em 2006 levou a Austrália as Oitavas-de-Final do Mundial. Na Espanha Luis Aragones poderá comandar a “Fúria” pela última vez, se perder o jogo de hoje. Mesmo chegando a final deverá deixar a direção técnica conforme anunciou na segunda-feira. Espanha e Rússia será apitado pelo belga Franck De Bleeckere e começará às 15h45 horário de Brasília, 20h45 na Áustria. Os times prováveis. Espanha – Casillas; Sérgio Ramos, Puyol, Marchena e Capdevila; Marcos Senna, Iniesta, Xavi e David Silva; Villa e Torres. Rússia – Akinfeev: Anyukov, Ignashevich, Berezoutski e Zhirkov; Zyryanov, Semak, Saenko e Semshov; Pavlyuchenko e Arshavin.