No jogo que encerrou a primeira rodada da Chave “B” da Copa América, Paraguay e Equador empataram jogando em Santa Fé. A exemplo de Brasil e Venezuela, a partida também terminou em zero a zero. Assim Brasil, Equador, Paraguay e Venezuela estão dividindo o grupo cada qual com um ponto ganho. Ficha do jogo O jogo realizado no Estádio Brigadeiro Estanislao López, em Santa Fé foi apitado pelo argentino Sérgio Pezzotta. Atuou o Paraguai de Villar; Piris, Paulo da Silva, Verón e Torres; Barreto (Vera), Ortigoza, Riveros e Estigarribia; Roque Santa Cruz (Zeballos) e Barrios (Valdéz). O Equador formou com Elizaga; Reasco, Araujo, Erazo e Ayoví; Valência (Arroyo), Méndez (Quiroz), Castillo e Noboa; Benítez e Caicedo.
Próxima rodada
Será no sábado (9) com Brasil vs. Paraguay às 16 horas em Cordoba e Equador vs. Venezuela às 18h30 em Salta.
Amanhã Nesta segunda-feira duas partidas iniciarão o Grupo “C” da Copa América com dois jogos. Às 19h15 jogarão Uruguay e Perú em San Juan de Jujuy. Apitará o colombiano Wilmar Roldán. O outro jogo reunirá Chile e México às 21h45 também em San Juan de Jujuy com Juan Soto da Venezuela apitando.
Na estreia na 43ª. Copa América de 2011 no Estádio Único Ciudad de La Plata a seleção do Brasil apesar do maior volume de jogo decepcionou. Com muitos passes errados, poucos chutes a gol e com pouca objetividade o Brasil não foi além de empate em zero a zero com a Venezuela.
Primeiro tempo
A Seleção Brasileira com alguns jogadores utilizando luvas por causa da baixa temperatura sufocou a Venezuela desde o apito inicial do árbitro. Até os 20 minutos apesar do amplo domínio o Brasil não cometeu nenhuma falta e também não finalizou. Aos 27 minutos o primeiro bom lance com Alexandre Pato chutando na trave. Em seguida o jogo ficou paralisado pela presença de um cachorro que invadiu o gramado. O Brasil seguiu errando passes permitindo contragolpes da Venezuela. Aos 37 minutos o árbitro deu cartão amarelo para Thiago Silva. Pra variar continuamos errando passes e praticando jogadas infantis. Robinho tentando toques curtos errou demais nos passes e quando aos 45 minutos recebeu livre perdeu a última grande chance no primeiro tempo. E foi só. Muito pouco que os valorizados jogadores brasileiros apresentaram. Paulo Henrique Ganso e Neymar pouco fizeram nesta etapa.
Segundo tempo
Na fase final a seleção brasileira continuou errando nos passes. E poucas chanches foram criadas até os 20 minutos quando Robinho foi substituído por Fred. Aos 31 Mano Menezes colocou Lucas no lugar de Alexandre Pato que também deixou a desejar. E o jogo foi chegando ao final sem grandes emoções e sem gols.
Súmula Dirigiu a partida o boliviano Raul Orosco. Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o jogo.O Brasil formou Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho (Fred), Neymar e Alexandre Pato (Lucas). Alinhou a Venezuela com Vega; Rosales, Vizcarrondo, Perozo e Cichero; Lucena, Rincón, Arango e González (Di Giorgi); Miku Fedor (Maldonado) e Rondon (Moreno).
Complemento Às 18h30 fechando a rodada do Grupo “B” jogarão Paraguay e Equador. O jogo a ser realizado em Santa Fé terá no apito o argentino Sérgio Pezzotta o mesmo que apitou a final da Copa Libertadores deste ano.
Amanhã Nesta segunda-feira duas partidas iniciarão o Grupo “C” da Copa América com dois jogos. Às 19h15 jogarão Uruguay e Perú em San Juan de Jujuy. Apitará o colombiano Wilmar Roldán. O outro jogo reunirá Chile e México às 21h45 também em San Juan de Jujuy com Juan Soto da Venezuela apitando.
Logo mais às 16 horas no Estádio Único Ciudad de La Plata o Brasil vai estrear na Copa América deste ano. Já conquistamos o torneio sul-americano oito (8) vezes e ganhamos as duas últimas competições no Peru (2004) e Venezuela (2007).
Números (*) Nosso adversário é a Venezuela que já enfrentamos vinte (20) vezes, vencemos dezoito (18), empatamos um e perdemos uma partida. Marcamos oitenta e dois (82) e sofremos seis (6) gols. A derrota foi no amistoso da era Dunga em 6 de Junho de 2008 em Boston nos Estados Unidos. O time brasileiro alinhou na ocasião com Doni; Daniel Alves (Maicon), Luisão, Henrique e Gilberto; Gilberto Silva (Josué), Elano (Mineiro), Anderson (Rafael Sóbis) e Robinho; Adriano (Luis Fabiano) e Alexandre Pato (Diego). O maior placar foi registrado na Copa América de 1999 no Paraguai. Vencemos por sete (7) a zero (0) jogo em que Ronaldinho Gaúcho marcou o gol pelo qual é reverenciado até hoje.
Último jogo Foi pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 quando empatamos em zero a zero no dia 14 de Outubro de 2009 no Estádio Pedro Pedrossian em Campo Grande. Nessa partida o Brasil alinhou Júlio César; Maicon, Luisão, Miranda e Felipe Luis (Alex); Gilberto Silva, Lucas, Ramires (Elano) e Kaká; Nilmar e Luis Fabiano (Diego Tardelli).
Largada
A partida de hoje será apitado por Raul Orosco da Bolívia. Mano Menezes deverá colocar em campo Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Ganso; Robinho, Alexandre Pato e Neymar. (*) Números oficiais da CBF.