quinta-feira, 10 de abril de 2008

UM FATO EM FOCO

A eliminação de Coritiba e Grêmio da Copa do Brasil foram “um balde de água fria” nos torcedores dos clubes. No Couto Pereira mais de 15 mil prestigiaram e acreditavam no time coxa branca. No Olímpico estiveram 30 mil gremistas que a exemplo de Curitiba protestaram ao final do jogo pela eliminação. Em Porto Alegre a Brigada Militar teve que dar tiros para o alto para conter os torcedores depois da partida. No Alto da Glória a revolta também foi geral. A grande verdade é que os dois times carecem de jogadores mais qualificados e colocar a culpa em cima do técnico e pedir sua dispensa é o caminho natural. É muito mais fácil demitir o treinador do que fazer um carreto na porta dos clubes e dispensar de baciada. Como acompanho o futebol paranaense desde 1994 vejo as mesmas cenas sendo repetidas a cada ano. Termina a temporada e os clubes se desfazem dos principais jogadores, exceto o Atlético, nos últimos anos, e partem para novas contratações. Não tenho em mãos números, mas posso afirmar sem errar que as prateleiras do Coritiba e Paraná vivem recheadas de jogadores. Muitos são contratados e ficam na CBD – come, bebe e dorme – sem justificar o investimento. Tudo por conta de quem dirige o futebol. As agremiações precisam entender que o futebol deve ser profissional dentro e também fora de campo. Infelizmente abundam curiosos nos cargos mais importantes dos clubes brasileiros sem terem a noção correta de quem é quem. Falta conhecimento, falta visibilidade, falta transparência, falta vergonha na cara, pois contratar jogadores por vídeo ou para agradar empresário nos leva ao quadro atual . Tem muito “cabeça de bagre” jogando ou fazendo de conta que joga e muito técnico sem a menor condição para o cargo. Técnico bom que conhecí é o que está comigo na foto. Telê Santana deixou saudade e um imenso vácuo em nosso futebol. É isso aí.

Brasileiros na Libertadores

Uma vitória e duas derrotas brasileiras aconteceram ontem pela Copa Libertadores da América. Pelo Grupo 4 o Flamengo não tomou conhecimento da altitude de 3360 metros de Cuzco e venceu o Cienciano por três a zero. Com isso o Flamengo está classificado com 10 contra 9 do Nacional do Uruguai, Cienciano com 7 e Coronel Bolognesi com 2. Na última rodada dia 23 o Flamengo enfrentará o Coronel Bolognesi no Maracanã. Pelo Grupo 6 o Santos perdeu em Guadalajara para o Chivas por três a dois. A liderança do grupo é do Cúcuta com 11 pontos seguido do Santos com 7, Chivas com 6 e San José com 4. Na última rodada o Santos enfrentará o Cúcuta dia 16 na Vila Belmiro. Em Buenos Aires pelo Grupo 8 o Fluminense perdeu para o Arsenal por dois a zero. O tricolor carioca já classificado é o líder com 10 pontos e saldo de 7 gols seguido da LDU do Equador com 10 e saldo seis. Os dois se enfrentam na última rodada. Eliminados estão Arsenal com seis e Libertad com três. Hoje o São Paulo líder com 8 pontos, enfrentará o Audax Italiano em Santiago em jogo do Grupo 7.

Copa do Brasil

Grêmio, Coritiba, Paranavaí, Brasiliense, Nacional de Manaus e River foram eliminados ontem da Copa do Brasil. No encerramento da segunda fase o Corinthians alagoano bateu o Paranavaí em Maceió por quatro a um. No Recife o Sport goleou a Brasiliense também por quatro a um. Pelo mesmo placar o Atlético Mineiro venceu o Nacional de Manaus no Mineirão. No Engenhão o Botafogo derrotou o River do Piauí por dois a zero e também passou a próxima fase. Em Curitiba o Coritiba empatou em zero a zero com o São Caetano e por ter perdido o primeiro jogo por um a zero está fora da Copa do Brasil. Completando tivemos em Porto Alegre a eliminação do Grêmio Portoalegrense. Venceu no tempo normal o Atlético Goianiense por dois a um, mas foi desclassificado nos pênaltis. O Atlético Goianiense venceu por quatro a dois. Hoje às 14 horas a CBF sorteará o local dos jogos da próxima etapa que terá: Internacional vs. Paraná, Vasco da Gama vs. Criciúma, Goiás vs. Corinthians Paulista, Palmeiras vs. Sport Club Recife, Juventude e Corinthians das Alagoas, Náutico e Atlético Mineiro e São Caetano vs. Atlético Goianiense. Os jogos serão disputados nos dias 16, 23 e 30 deste mês.

Ronaldinho autorizado a procurar clube

O FC Barcelona vai permitir a saída do brasileiro Ronaldinho Gaúcho. O clube comunicou ao irmão do jogador que não contará com Ronaldinho após o encerramento da temporada 2007/2008. Seu irmão Roberto Assis que também é seu empresário declarou que ele deverá cumprir o contrato com o clube espanhol até o final. O time espanhol disse não ter pressa na transferência do jogador para que possa ser feito um acordo coerente e interessante para que o clube não tenha prejuízos financeiros. Ronaldinho foi sondado por Milan, Manchester City e Chelsea da Inglaterra para se transferir. O presidente Silvio Berlusconi do Milan está buscando recursos para contratar o jogador brasileiro. Enquanto isso Ronaldinho está afastado. Encontra-se em tratamento de uma lesão muscular que o deixará fora do futebol pelos próximos 45 dias.

Semifinalistas da Liga dos Campeões

Confirmaram-se as previsões. Manchester United e Barcelona farão uma das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, torneio organizado pela UEFA. Na terça-feira as vitórias do Liverpool e Chelsea definiram os dois como adversários da próxima etapa a ser disputada nos dias 22 e 30 deste mês. Ontem no jogo de volta o Barcelona com um gol de Yaya Touré aos 43 do primeiro tempo derrotou o Schalke 04 da Alemanha no Camp Nou em Barcelona. No Old Traffort região metropolitana de Manchester na Inglaterra o Manchester United confirmou sua classificação vencendo a Roma da Itália por um a zero gol marcado pelo argentino Tevez aos 24 minutos do segundo tempo. O treinador Alex Ferguson poupou Cristiano Ronaldo e Ronney as grandes estrelas da equipe. A grande final da Liga dos Campeões da Europa será disputada este ano em Moscou no Estádio Luzhniki (foto) no dia 21 de Maio.

Tirando da reta

A TAS entidade sediada em Lausane, na Suíça, não aceitou a solicitação dos clubes brasileiros Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo para não jogar em altitudes superiores a 2.750 metros, na Copa Libertadores da América. Essa decisão havia sido tomada pela FIFA em sua reunião anual realizada recentemente no Canadá. TAS que segundo a Conmebol se traduz em francês como sendo o Tribunal de Arbitraje Deportivo, analisou o caso no dia 7 de Abril e informou não ter jurisprudência para opinar e decidir num evento de responsabilidade da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol). E ainda condenou os clubes a pagar à custa do processo reclamatório feito contra a FIFA e a Conmebol enviado no dia 20 de Fevereiro. Essa informação está estampada no site da Conmebol, mas não foi localizado no site da FIFA.