quarta-feira, 26 de março de 2008

Outro jogo que tem história

Alemanha e Suíça fazem outro interessante jogo amistoso hoje em Basiléia. Será o jogo de número 800 na história da seleção germânica e o 50º contra a Suíça. É mais uma oportunidade do novo treinador alemão Joachim Löw (foto) testar alguns jogadores visando a Eurocopa e as Eliminatórias ao Mundial da África do Sul. Jogadores como o goleiro Lehmann, Schweinsteiger e o veterano Bernd Schneider estão sendo melhor observados pelo treinador por estarem alternando boas com más jornadas. O novato Westermann que estreou contra a Áustria e não agradou terá mais uma chance nesse jogo. O jogador Huth que atua pelo Middlesbrough da Inglaterra, afastado da seleção desde o jogo contra o Equador no Mundial de 2006 voltou a ser convocado. Mas foi desconvocado por apresentar-se com inflamação no pé esquerdo. Não estarão nesta partida os titulares Frings que joga pelo Werder Bremen e Metzelder do Real Madrid. A disposição do treinador estarão : Lehmann (Arsenal), Hildebrand (Valência) e Enke (Hannover 96) para o gol; Friedrich (Hertha Berlim), Jansen (Bayern Munique), Lahm (Bayern Munique), Mertesacker (Werder Bremen), Westermann (Schalke 04), defensores; Ballack (Chelsea), Hitzlsperger (Stuttgart), Schneider (Leverkusen), Podolski (Bayern Munique), Rolfes (Leverkusen), Schweinsteiger (Bayern Munique), Fritz (Werder Bremen), Trochowski (Hamburgo),meio de campo, e Gomez (Stuttgart), Klose (Bayern Munique), Kiessling (Leverkusen) e Kuranyi (Schalke 04), para o ataque.

Jogo de campeões mundiais

Como a quarta-feira é reservada para a data FIFA, muitos jogos vão acontecer entre seleções pelo mundo afora. Destaco a partida que França e Inglaterra disputarão, no Stade de France, em Paris. São dois países campeões mundiais de 1998 e 1966 respectivamente. Quero ver o comportamento do English Team agora dirigido pelo italiano Fábio Capello. Aliás, chamou-me a atenção uma nota a respeito do treinador. “Capello só assina contrato para receber mais do que o jogador melhor remunerado pelo clube ou seleção”. Entende o treinador que assim poderá se impor aos jogadores. Quanto às duas seleções, também estarão desfalcadas de algumas de suas grandes expressões. Destaque para David Beckham que completará 100 jogos pela seleção britânica.

Os tempos são outros

Dunga convocou 22 jogadores dos quais 11 com idade olímpica para o amistoso de hoje no Emirates Stadium (foto) contra a Suécia. Não estarão em campo os brasileiros mais badalados no futebol mundial. A partida servirá para cumprir o calendário de amistosos da FIFA e para atender os patrocinadores. O jogo deveria ser no dia 29 de Junho quando se deu em 1958 a primeira conquista brasileira. Mas como dizem os jovens “isso é passado”. Mas neste caso o passado conta. Conta o início de uma série de cinco títulos mundiais. Apesar da mescla, Dunga não terá condições de fazer testes que possam realmente avaliar os jogadores. Hoje tudo é consumo. E na seleção as convocações anteriores comprovaram que muitos jogadores foram chamados só para serem mostrados na vitrine do futebol mundial. Quanto ao jogo pouco se pode esperar. Essa tem sido a tônica das partidas amistosas da seleção brasileira. Na década de 60, 70 e 80 quando a seleção jogava no exterior, jogava mesmo. Era uma seqüência de jogos e não uma só partida como nos dias de hoje. Tudo mudou, até a qualidade dos espetáculos. Antes o país parava para ouvir e ver a seleção jogar. Hoje o brasileiro já fala. “Se der tempo vou dar uma olhada ou ouvir o jogo”.

Torcedores associados

Os grandes clubes de futebol do Brasil tiveram por muitos anos a participação direta na arrecadação com seu sócio-torcedor. Muitos clubes ofereciam opções além do futebol como piscinas, academias, restaurantes, lojas e outros. CA Juventus e Associação Portuguesa de Desportos de São Paulo chamavam a atenção de todos pela quantidade de associados. Cada clube tinha mais de 100 mil sócios. E não era pelo futebol mesmo porque o Juventus apesar de fundador da Federação Paulista de Futebol sempre foi um mero participante dos campeonatos e revelador de jogadores. A Portuguesa chegou a dividir o título principal de São Paulo em 1973 com o Santos de Pelé por um erro de matemática de Armando Marques, ou teria sido de propósito. A verdade é que hoje o quadro é bem diferente. Caiu em mais de 50% o número de associados dos dois clubes e de quase todos os que praticam o futebol profissional. E aí entram dois aspectos que merecem um estudo profundo dos clubes. Opções de lazer em locais próximos as residências ou torcidas organizadas, ou os dois. A verdade é que muita torcida organizada tem mais sócios que os próprios clubes. Cabe a pergunta. Não seria mais interessante o torcedor se associar ao clube para auxiliá-lo.

Cem mil sócios

O SC Internacional de Porto Alegre lançou segunda-feira (24) uma campanha de grandes proporções com o objetivo de alcançar a marca de 100 mil associados até abril do próximo ano. Tudo tem a ver com o centenário que o clube comemorará naquele mês e ano. O projeto começa a decolar esta tarde por ocasião do jogo contra o Internacional de Santa Maria, pelo Campeonato Gaúcho. O associado pagará mensalidade de R$ 20 receberá a revista do clube, terá desconto em rede de lojas conveniadas e desconto de 50% na compra de ingressos. O Barcelona tem 100 mil sócios, mas seu estádio o Camp Nou pode receber todos esses torcedores de uma só vez. O Beira Rio só comporta 56 mil lugares. E os outros 44 mil como ficariam. A idéia do Internacional é ótima, mas precisa atender a todos. Fala-se em ampliação do estádio. Para alcançar o número de 100 mil sócios será lançada no interior do estado a campanha “Rio Grande Vermelho”. A briga no Rio Grande é boa. Vejamos que resposta dará o Grêmio.