sábado, 15 de junho de 2013

BRASIL VENCE NA ESTREIA


Começou a 9ª. Copa das Confederações com manifestações no entorno do Estádio Nacional Mané Garrincha desde as primeiras horas da manhã. Tudo por conta dos valores gastos na construção desse e demais estádios. Depois uma bonita festa marcou a abertura com a presença de 50 mil pessoas o Brasil derrotou o Japão por três a zero.
Jogo
O Brasil abriu o placar logo aos 3 minutos com Neymar num golaço. Depois foi o Japão que teve as melhores iniciativas e esteve melhor no tempo inicial. Na fase final logo aos 2 minutos Paulinho quebrou o serviço dos nipônicos marcando o segundo gol brasileiro. E aos 47 minutos em bela jogada de Oscar o Brasil fez o terceiro com Jô. Vencemos a primeira partida da Copa das Confederações sem mostrar um futebol de alta qualidade. Como costumam dizer os torcedores e comentaristas esportivos: foi uma vitória normal. O time brasileiro só poderá ter uma melhor análise depois que enfrentar o México na quarta-feira em Fortaleza e pegar a Itália em Salvador no próximo sábado.
Súmula
Arbitrou o jogo o português Pedro Proença auxiliado por seu compatriotas Bertino Miranda e José Trigo Proença. O Brasil utilizou Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk (Hernanes) , Neymar (Lucas) e Fred (Jó). Jogou o Japão com Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe, Endo (Hogasai), Okazaki, Honda) (Inui e Kagawa; Kiyotake (Maeda).
Amanhã
Também pelo Grupo “A” em que está o Brasil jogarão neste domingo às 15 horas no Estádio Mário Filho (Maracanã) México e Itália. Às 19 horas na abertura do Grupo “B” se enfrentarão Espanha e Uruguai na Arena Pernambuco.

A LARGADA É HOJE!

Logo mais às 16 horas Brasil e Japão vão iniciar a 9ª. Copa das Confederações torneio organizado pela FIFA realizado pela primeira vez em 1992 na Arábia Saudita. Até 2005 o torneio acontecia de dois em dois anos. A partir de então passou para quatro em quatro anos, sempre um ano antes da Copa do Mundo no país em que ela vier a ser disputada.

Abertura
Com arbitragem do português Rodrigo Proença jogarão no belo Estádio Nacional Mané Garrincha (que custou a “bagatela” de um bilhão e 500 milhões de reais), Brasil e Japão países com vaga garantida para a Copa do Mundo de 2014. O time brasileiro está praticamente definido por Luiz Felipe Scolari. Deve começar com Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luís e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.  

Vencedores
O Brasil é o país que mais venceu até aqui. Foram três conquistas (1997 2005 e 2009). Os outros vencedores foram França (2 vezes), México, Argentina, Dinamarca e França. Destes só o México estará presente este ano.
Grupos
A primeira fase será disputada por oito países divididos em duas chaves. Na “A” estarão Brasil, Itália, Japão e México e na “B” Espanha, Nigéria, Taiti e Uruguai. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo para as semifinais. 

Jogos

No Grupo “A” teremos hoje Brasil e Japão (16 horas) em Brasília. Amanhã (16) México e Itália se enfrentarão no Maracanã às 16 horas. A segunda rodada será disputada na quarta-feira (19) com Brasil vs. México em Fortaleza (16 horas) e Itália vs. Japão no Recife (19 horas). A última rodada está marcada para sábado (22) com Itália vs. Brasil em Salvador e Japão vs. México em Belo Horizonte (16 horas).

O Grupo “B” terá amanhã (16) às 19 horas no Recife o jogo entre Espanha e Uruguai. Na segunda-feira (17) será completa a rodada com Taiti e Nigéria às 16 horas em Belo Horizonte. Na quinta-feira (20) jogarão Espanha vs. Taiti no Maracanã (16 horas) e Nigéria vs. Uruguai (19 horas) em Salvador. Fechando a fase no domingo (23) mais dois jogos. Às 16 horas se enfrentarão Nigéria e Espanha em Fortaleza e Uruguai vs. Taiti no Recife.

As Semifinais estão programadas para os dias 26 e 27 de Junho. No dia 26 (quarta-feira) o vencedor do grupo “A” enfrentará o segundo do grupo “B” às 16 horas no Mineirão. Na quinta-feira (27) o vencedor do grupo “B” jogará com o segundo do grupo “A” também às 16 horas em Fortaleza.

A rodada final acontecerá no domingo (30) às 13 horas em Salvador na disputa pelo terceiro lugar e às 19 horas no Maracanã a decisão do título.