quarta-feira, 17 de setembro de 2008

MANCHESTER SÓ EMPATA NA ESTRÉIA

... A Liga dos Campeões da Europa encerrou sua primeira rodada nesta quarta-feira com oito partidas. Destaque para as vitórias do Bayern de Munique, Juventus, FC do Porto e Real Madrid. Manchester United, Celtic, Dynamo de Kiev e Lyon empataram jogando em casa.

Grupo “E”
O Manchester United campeão da última edição da Champions League estreou empatando em casa no Old Trafford em zero a zero com o Villarreal da Espanha. Apitou Wolfgang Stark da Alemanha que pra variar puniu Carlito Tevez com cartão amarelo. Os times. Manchester: Van Der Sar; Gary Neville, Evans, Ferdinand e Evra; Hargreaves (Anderson), Fletcher, Park (Cristiano Ronaldo) e Nani; Rooney e Tevez (Giggs). Villarreal com Diego López; Ángel, Gonzalo, Godín e Capdevila; Eguren, Edmílson, Cani (Cazorla) e Pires (Ibagaza); Mati Fernández e Guille Franco (Llorente). **** Em Glasgov Celtic e AaB da Dinamarca empataram em zero a zero no Celtic Park. O Celtic perdeu uma penalidade máxima (foto) cobrada por Barry Robson e defendida pelo goleiro Karim Zaza. Apitou o italiano Matteo Simone Trefoloni que expulsou aos 34 do segundo tempo Michael Beauchamp do time dinamarques.

Grupo “F”
Na capital da gastronomia francesa o Lyon estreou com empate em dois a dois com a Fiorentina de Cláudio Carsughi. Os gols foram marcados por Piquionne e Benzema para o Lyon e Gilardino para a Fiorentina. Apitou Peter Fröjdfeld da Suécia. As equipes alinharam. Lyon: Hugo Lloris; Jean-Alain Boumsong, Mathieu Bodmer, Kim Källström e Anthony Réveillère; Juninho Pernambucano, Makoun (Ederson) e Toulalan; Govou (Mounier), Fred (Piquionne) e Benzema. Fiorentina- Frey; Per Koldrup, Dario Dainelli, Juan Manuel Vargas e Zauri (Jorgensen); Luciano, Montolivo, Kuzmanovic (Santana) e Almirón; Adrian Mutu e Gilardino (Pazzini). ***** Em Bucarest o Steua perdeu para o Bayern de Munique do treinador Jürgen Klinsmann por um a zero. Van Buyten marcou aos 15 minutos o único gol do jogo. Dirigiu a partida Claus Bo Larsen da Dinamarca. Venceu o Bayern de Munique com Rensing; Lahm, Lucio, Van Buyten e Lell; Demichelis, Zé Roberto (Ottl), Mark van Bommel e Schweinsteiger (Borowski); Luca Toni e Klose (Podolski).

Grupo “G”
No Estádio do Dragão na cidade do Porto o FC Porto derrotou o Fenerbahçe dos brasileiros Roberto Carlos, Alex e Deivid (ainda contundido) por três a um. Os gols foram marcados por Lisandro, Lucho e Lino para os portugueses e Güiza para os turcos. Apitou Bertrand Layec da França. Venceu o FC do Porto com Helton; Bruno Alves, Benitez, Rolando e Fernando; Raul Meireles, Sapunaru, Cristina Rodriguez e Mariano; Lisandro e Lucho. Perdeu o Fernerbahçe com Volkan Demirel; Yasin Çakmak, Lugano, Uğur Boral e Roberto Carlos; Claudio Maldonado, Emre Belözoğlu, Selçuk Şahin e Alex; Daniel Güiza e 77 Gökhan Gönül. ***** Jogando no Estádio Valeri Lobanovskiy em Kiev o Arsenal empatou com o Dynamo em um a um. Bangoura abriu o placar para o Dynamo aos 19 da fase final e Gallas empatou aos 43 minutos. Dirigiu o jogo Luis Medina Cantalejo da Espanha. O Dynamo do zagueiro Betão ex-Corinthians e Santos alinhou Bogush; Vukojević, Betão, Pape Diakhate, Taras Mikhalik e Miloš Ninković; Nesmachniy, Olexandr Aliyev e Ismaël Bangoura (Kravets); Roman Eremenko e Ayila Yussuf (Malkhaz Asatiani). O Arsenal onde joga o brasileiro Denilson atuou de Almunia; Sagna (Emmanuel Eboué), Fàbregas,Touré, Gaël Clichy e William Gallas; Theo Walcott, Denilson e Alexandre Song (Nicklas Bendtner); Robin van Persie (Carlos Vela) e Emmanuel Adebayor.

Grupo “H”
Jogando em Milão no Estádio Olímpico a Juventus estreou derrotando o Zenit de St. Petersburg por um a zero. Del Piero marcou o gol da vitória aos 31 minutos do segundo tempo. Apitou o belga Frank de Bleeckere. Venceu a Juve em seu retorno a Liga dos Campeões com Buffon; Poulsen, Camoranesi (Hasan Salihamidžić), Giorgio Chiellini, Legrottaglie e Molinaro (Paolo del Ceglie); Zdeněk Grygera, David Trezeguet (Amauri) e Alessandro Del Piero; Pavel Nedvěd e Mohamed Sissoko. ***** No Estádio Santiago Bernabeu o Real Madrid deu largada na competição vencendo o FC BATE Borisov da Bielorússia por dois a zero. Sérgio Ramos aos 11 do primeiro tempo e Van Nilsterooy aos 12 da fase final. Apitou Alaim Hamer de Luxemburgo que expulsou aos 17 do segundo tempo Anri Khagush do BATE. Venceu o Real Madri com Casillas; Sergio Ramos, Cannavaro, Heinze, Rafael van der Vaart e Marcelo; Guti (Gonzalo Iguaín) Fernando Gago (Diarra) e Arjen Robben (Royston Drenthe); Raúl González e Ruud van Nistelrooy.

BRASIL É OURO NO FUTEBOL DE CINCO

Ao derrotar a China por dois a um o Brasil conquistou a medalha de Ouro no Futebol de 5 dos Jogos Paraolímpicos de Pequim. O jogo aconteceu nesta madrugada. A decisão do jogo foi no minuto final quando saiu o gol decisivo. Os chineses saíram na frente com Yafeng Wang. O Brasil empatou com Ricardinho aos 5 minutos do segundo tempo. O gol do título foi marcado por Marquinhos a um minuto do final do jogo na cobrança de uma penalidade máxima. A seleção é bicampeã do Futebol de 5 dos Jogos Paraolimpicos. Para chegar ao título venceu a Coréia do Sul por três a zero, Espanha por 1 x 0, 0 x 0 com a Argentina, 5 x 0 contra o Reino Unido, um a um com a China e na final de hoje dois a um contra a mesma China.

Preparação física
O professor Cleber Hidalgo, filho do consagrado Capitão Hidalgo, ex-jogador de futebol e hoje comentarista esportivo, é o responsável pela preparação física da equipe Futebol de 5 do Brasil desde os Jogos Parapan-olímpicos realizados em nosso país. Nos três eventos mais importantes o Brasil foi campeão ganhando a medalha de ouro nos Jogos Parapan-olímpicos em 2007, no Campeonato Mundial e agora nos Jogos Paraolimpicos. O professor Cleber Ferreira Hidalgo, é piracicabano de nascimento, curitibano desde 1970 tendo trabalhado em academias de Curitiba e também no Coritiba FC. No Coritiba trabalhou quase em todas as categorias e também no futebol profissional. Passou ainda pelo Cianorte e pelo Avaí de Florianópolis. Parabéns a todos os integrantes da equipe de Futebol de 5 (cegos), exceto goleiro, treinador, preparador físico e auxiliares, por trazerem mais uma medalha de Ouro para o Brasil.

Melhor campanha
Foi a melhor participação do Brasil em Jogos Paraolimpicos este ano em Pequim. Foram conquistadas 47 medalhas das quais 16 de Ouro, 14 de Prata e 17 de Bronze. O Brasil terminou em nono lugar na classificação geral dos Jogos Paraolímpicos de Pequim ficando atrás da China, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Ucrânia, Austrália, África do Sul, Canadá e Rússia.

Medalhista
Com nove medalhas, sendo quatro de Ouro o maior vencedor brasileiro foi o nadador Daniel Dias. Subiu ao pódio em todas as provas das quais participou estabelecendo também três recordes mundiais e um paraolímpico, em sua primeira participação.