
Fórmulas
A Série “C” terá a presença de 20 clubes com acesso de 4 clubes para a Série “B” de 2010. Ao mesmo tempo serão rebaixados 4 clubes para a Série “D” de 2010. Já a Série “D” contará com a presença de 40 times. Os 4 primeiros terão acesso a Série “C” de 2010. A CBF prevê que na formação dos grupos nos dois campeonatos, deverão ser observadas as distâncias regionais para diminuir o custo das despesas.
Série “C”
Os 20 clubes participantes da Série C serão divididos em dois grupos de 10, com as partidas disputadas em ida e volta, jogando todos contra todos. Classificam-se oito clubes (quatro de cada grupo) para a segunda fase, que passam a jogar em ida e volta, no sistema eliminatório (mata-mata) até a decisão do título. Terão acesso à Série B em 2010 os quatro clubes que se classificarem para a terceira fase (semifinais). Descem para a Série D em 2010 os dois últimos classificados de um dos dois grupos de 10 da primeira fase, em um total de quatro clubes.
Série “D”
Os 40 clubes participantes da Série D 2009 serão divididos em oito grupos de cinco, com os clubes se enfrentando dentro dos grupos em partidas de ida e volta, todos contra todos. Classificam-se dois clubes de cada grupo para a segunda fase, em um total de 16. Os 16 clubes classificados jogam em ida e volta, no sistema de mata-mata, classificando-se, sucessivamente, os vencedores até a decisão do título.
Terão acesso à Série C 2010 os quatro clubes que obtiverem classificação para a quarta fase (semifinais).
NR: A instituição de mais um campeonato é muito interessante para o bolso da CBF. Resta saber se os clubes terão condições de disputar. Só espero que os jogos não ocorram em campos como o da foto acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário