domingo, 29 de junho de 2008

QUEM VENCERÁ: ALEMANHA OU ESPANHA

Esta noite em Viena – 20h45 – 15h45 horário de Brasilia, o Estádio Ernst Happel com capacidade para 50 mil torcedores deverá estar lotado para a grande decisão da EURO-2008. Alemanha e Espanha se enfrentarão no aguardado jogo decisivo. A Espanha vai procurar colocar um ponto final no jejum de 44 anos em títulos de grandes competições. A Espanha ganhou uma única vez a Eurocopa quando na qualidade de anfitriã em 1964 bateu a URSS na final. A Alemanha vai disputar a sua sexta final – um recorde – e tenta erguer a Taça Henri Delaunay pela quarta vez, depois dos triunfos em 1972, 1980 e 1996.
Mais velho
Se a Espanha vencer a Alemanha, o seu selecionador, Aragonés, será o mais velho treinador a conquistar o Campeonato da Europa. O técnico espanhol tem 69 anos e 337 dias no dia de hoje. A Espanha será a primeira seleção, desde a França em 1984, a conquistar o título de Campeã da Europa depois de ganhar todos os encontros na fase de grupos. Joaquim Löw está estreando no comando da Seleção da Alemanha nesta Eurocopa. Ele tem 48 anos de idade.
Campanhas
Os espanhóis começaram a sua participação de forma impressionante, com David Villa fazendo três gols na vitória por 4-1, sobre a Rússia. Depois bateu a Suécia por 2-1. No último jogo do Grupo “D” a Espanha derrotou a Grécia por 2-1. Nas quartas-de-final a vitória foi em cima da Itália a qual não vencia em jogos oficiais desde 1920. Depois de empatar em 120 minutos em zero a zero a Espanha passou as semifinais vencendo nos penaltis por 4-2. A Alemanha iniciou a EURO-2008 no Grupo “B” com uma vitória por 2-0 sobre a Polónia. Perdeu o jogo seguinte por 2-1, para a Croácia. Na terceira e decisiva partida do grupo, venceu em Viena a co-anfitriã Áustria, por 1-0. Nas quartas-de-final eliminou Portugal por três a dois. Nas semifinais os germânicos derrotaram a Turquia também por três a dois.
As conquistas
A Alemanha ganhou três e perdeu duas das cinco finais da Eurocopa em que já marcou presença. Cada final vencida (1972, 1980 e 1996) foi intercalada por uma final perdida (1976 e 1992). Esta será a terceira final de um Campeonato da Europa disputada pela Espanha. A “Fúria” ergueu o troféu Henri Delaunay em 1964, quando bateu a então campeã URSS na final por 2-1, em Madrid. Vinte anos mais tarde, a Espanha perdeu a final de 1984 diante da anfitriã França, por dois a zero.
Confronto
A Alemanha leva vantagem no confronto entre as duas seleções até ao momento, com oito vitórias contra cinco da Espanha. Verificaram-se seis empates em jogos entre as duas selecções.
Artilheiro
Com os quatro gols o espanhol David Villa é o maior artilheiro desta Eurocopa podendo tornar-se no primeiro jogador depois de Marco van Basten, em 1988, a terminar no topo da lista de melhores marcadores e a sagrar-se, simultaneamente, campeão europeu.Só que Villa por estar contundido não deverá participar da partida de hoje. Seus perseguidores que estarão em campo são os alemães Podolski com três gols e Schweinsteiger, Bllack e Klose com dois.
Equipes
Para a final de hoje que será apitada pelo italiano Roberto Rosetti, 40 anos. As seleções deverão alinhar: Alemanha – Lehmann; Friedrich, Mertesacker, Metzelder e Lahm; Hitzlsperger, Rolfes, Podolski e Ballack; Schweinsteiger e Klose. Espanha - Casillas; Sérgio Ramos, Puyol, Marchena e Capdevila; Marcos Senna, Iniesta, Xavi Hernandez e David Silva; Fábregas e Torres.

Nenhum comentário: