quarta-feira, 10 de março de 2010

F1 VAI COMEÇAR COM MUDANÇAS

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 com a volta de Michael Schumacher começa neste final de semana (domingo 14), com o Grande Prêmio de Bahrein. E este ano não teremos mais reabastecimentos e ainda mudanças na forma de pontuar.

Mudanças I
As equipes que vão participar do Mundial deste ano modificaram a capacidade dos tanques de combustíveis dos seus carros já que o reabastecimento que vigorava desde 1993 acabou sendo abolido. Assim os carros só poderão utilizar o combustível que estiver nos tanques desde o início de cada prova. O novo desafio determinou o aumento de 120 para 240 litros a capacidade dos tanques, e com isso mudanças no desenho dos carros que acabaram ficando mais largos. O corte no reabastecimento tem por objetivo tornar mais emocionantes as provas e evitar com isso evitar que os GPS sejam decididos nos boxes. Os carros iniciarão as provas com os pneus utilizados nos treinos de classificação com tanque cheio.

Mudanças II
A FIA - Federação Internacional de Automobilismo - impôs com isso pneus mais finos no rodado dianteiro modificando a estabilidade dos carros que ficaram por extensão mais pesados. Os carros ficaram diferentes para guiar conforme constatado e comentado pelos pilotos.

Mudanças III
A partir deste ano a pontuação também muda. O primeiro colocado em cada prova terá 25 pontos. Os demais terão: 18 pontos para o segundo, 15 para o terceiro, 12 para o quarto, 10 para o quinto, 8 para o sexto, 6 para o sétimo, 4 para o oitavo, 2 para o nono e 1 ponto para o décimo colocado. O objetivo é valorizar mais as primeiras colocações, motivando com isso os pilotos a uma dedicação maior pela vitória.


Mudanças IV
Por se tornar num problema financeiro (pelo seu alto custo) o “kers” sistema que aumenta a energia dos freios em cavalos de potência suplementar na hora da aceleração, também foi extirpado para este ano. Na verdade o sistema foi utilizado por apenas duas escuderias em 2009 à saber Ferrari e McLaren. Depois de aderir, Renault e Sauber desativaram o sistema no meio da temporada. A decisão foi tomada pelas equipes através de sua associação a FOTA.

Nenhum comentário: