domingo, 19 de outubro de 2008

BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTSAL

Terminou hoje no Ginásio do Maracanãzinho a Copa do Mundo de Futsal da FIFA com o Brasil conquistando o título pela sexta vez (*). No jogo decisivo Brasil e Espanha empataram no tempo normal e na prorrogação. O título foi definido na cobrança de pênaltis.


Detalhes
Com 10.82 torcedores no ginásio o Brasil e Espanha fizeram a final da Copa do Mundo de Futsal de 2008 neste domingo no Rio de Janeiro. Jogo bastante equilibrado do primeiro ao último minuto. Afinal estavam na quadra duas seleções campeães mundiais. No tempo normal ocorreu empate em dois a dois. Na prorrogação não houve gols e nas penalidades máximas o Brasil venceu por quatro a três. Os gols foram marcados por Marquinhos e Vinícius para o Brasil, Torras e Álvaro para a Espanha.


Pênaltis
Nos pênaltis o goleiro Franklin defendeu duas penalidades garantindo o título. Franklin (37 anos) só participou desta Copa do Mundo na cobrança dos pênaltis que definiram o título. Os pênaltis foram marcados por Marquinhos, Wilde, Ciço e Lenísio. Ari perdeu permitindo a defesa do goleiro Luis Amado. Kike, Ortiz e Álvaro marcaram para os espanhóis enquanto que Torras e o brasileiro naturalizado Marcelo desperdiçaram as cobranças ibéricas. Apitou o jogo Fábian Lopez da Colômbia auxiliado por Karoly Torok da Hungria e Asselam Kham de Marrocos. Venceu o Brasil utilizando Tiago; Gabriel, Schumacher, Lenísio e Marquinho. Entraram: Ari, Ciço, Vinícius, Falcão, Betão, Wilde e Franklin, este só na cobrança dos pênaltis, tornado-se o grande herói da conquista brasileira. A Espanha vice-campeã mundial teve Luis Amado; Torras, Javi Rodríguez, Kike e Marcelo. Foram utilizados também Javi Eseverri, Ortiz, Fernandão, Álvaro, Andreu e Borja. Este foi o quarto título conquistado pelo Brasil em Mundiais da Fifa. Antes, o Brasil ganhou os Mundiais de 1989 na Holanda, 1992 em Hong Kong e 1996 na Espanha. Os Espanhóis vinham das conquistas dos Mundiais de 2000 e 2004.

Campanha
O Brasil na primeira fase em Brasília venceu o Japão por 12 a zero, Ilhas Salomon por oito a zero, Rússia por sete a zero e Cuba por nove a zero. Na segunda fase no Rio de Janeiro derrotamos o Iran por um a zero, a Itália por três a zero e a Ucrânia por quatro a dois. Nas semifinais derrotamos novamente a Rússia por quatro a dois e hoje na final empatamos com a Espanha em dois a dois e vencemos nos pênaltis por quatro a três garantindo o título mundial. Marcamos 50 gols e sofremos 7, com oito vitórias e um empate. Tornaram-se campeões mundiais os jogadores Tiago, Franklin, Ari, Lenísio, Marquinhos, Wilde, Vinicius, Falcão, Schumacher, Betão, Carlinhos, Gabriel, Carlinhos e Rogério que foram dirigidos pelo treinador Paulo César de Oliveira.


Os melhores
Falcão foi escolhido a exemplo de 2004 o melhor jogador da Copa. O segundo foi Schumacher e o terceiro o goleiro Tiago, todos do Brasil. Tiago foi eleito ainda o melhor goleiro do Mundial. O brasileiro Pula que jogou pela Rússia foi o artilheiro com 16 gols levando a chuteira de Ouro. Falcão vice-artilheiro com 15 gols ganhou a chuteira de Prata e Lenísio a de bronze. Parabéns ao futsal brasileiro pela brilhante conquista.

(*) – O Brasil na verdade ganhou seis campeonatos mundiais – 1983/85/89/92/96 e agora em 2008. Só que as competições de 1983 e 1985 não eram promovidas pela FIFA mas pela FIFUSA, presidida pelo brasileiro Januário D'Aléssio de saudosa memória.

Um comentário:

JASouza. disse...

Gaúcho também acerta, só que no futsal. PC Oliveira no futebol, quem sabe reabilita o nosso Dunga.
JASaudações.