domingo, 7 de setembro de 2008

CHILE E BRASIL: O JOGO É HOJE

Chile e Brasil enfrentam-se esta noite no Estádio Nacional em Santiago pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Os chilenos realizam uma bela campanha com 10 pontos ganhos ocupando o quinto lugar e vindo de duas vitórias consecutivas. Já o Brasil com 9 pontos ganhos faz uma das suas piores campanhas em Eliminatórias.

Confrontos
Até hoje Brasil e Chile se enfrentaram 63 vezes com 44 vitórias brasileiras, 12 empates e 7 derrotas. O Brasil marcou 145 gols e sofreu 53 tendo um saldo positivo de 92 gols. O primeiro jogo aconteceu em 8 de Julho de 1916 pela Copa América com empate em um a um. Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Brasil e Chile já se enfrentaram oito vezes. Em 1954 para a Copa da Suíça o Brasil venceu por dois a zero no Chile em 28 de Fevereiro e um a zero em nosso país no dia 14 de Março. Para o Mundial da Itália empatamos em um a um dia 13 de Agosto em Santiago e vencemos por um a zero no Maracanã no dia 3 de Setembro quando o Chile abandonou o gramado, no conhecido caso da “fogueteira”. O placar final foi fixado em dois a zero para o Brasil. Para a Copa da Coréia-Japão perdemos por três a zero dia 15 de Agosto de 2000 em Santiago e vencemos por dois a zero em 7 de Outubro de 2001 em São Luis. Nas Eliminatórias para a Copa de 2006 na Alemanha empatamos em um a um em Santiago em 6 de Junho de 2004 e vencemos por cinco a zero em Brasília dia 4 de Setembro de 2005. Foram cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

Copa do Mundo
No Mundial realizado em 1962 quando o Brasil tornou-se Bicampeão, enfrentamos o Chile no mesmo Estádio Nacional onde será a partida desta noite. Vencemos por quatro a dois na tarde de 13 de Junho pelas semifinais. Garrincha (2) e Vavá (2) marcaram nossos gols. O time memorável sem Pelé (que se contundiu durante o Mundial) alinhou naquele jogo de Gilmar; Djalma Santos, Mauro e Nilton Santos: Zito e Zózimo; Garrincha, Didi, Vavá, Amarildo e Zagalo. Quatro dias após o Brasil derrotaria a Tchecoslováquia por três a um e conquistaria a Copa do Mundo pela segunda vez.

Equipes
Dunga já definiu a Seleção brasileira com Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Kleber; Gilberto Silva, Josué, Diego e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Luis Fabiano. O Chile dirigido pelo argentino Marcelo Bielsa deverá alinhar Claudio Bravo; Gary Medel, Gonzalo Jara y Marco Estrada; Arturo Vidal, Carlos Carmona y Hugo Droguett; Matías Fernández; Alexis Sánchez, Humberto Suazo y Jean Beausejour. Apitará Carlos Torres do Paraguai. O jogo será iniciado às 21 horas na capital chilena que corresponde a 22 horas no Brasil.

Nenhum comentário: