terça-feira, 12 de agosto de 2008

A PEDIDO: COPA SUL-AMERICANA

Atendendo os internautas que enviaram e-mails para saber sobre os critérios de participação dos clubes na Copa Nissan Sul-Americana, reproduzimos parte da matéria publicada no dia 29 de Julho.

História
A Copa Nissan Sul-americana é uma competição internacional de futebol que a partir de 2002 substituiu as Copas Mercosul e Merconorte, organizada pela Conmebol. Atualmente é considerada a segunda competição mais importante de clubes do continente sul-americano perdendo apenas para a Copa Libertadores da América. A competição foi definida no lugar de uma fracassada tentativa de se realizar uma Copa Pan-Americana de Clubes com a presença de times das Américas Central e do Norte. Hoje os clubes da Concacaf são convidados a participar. A Copa Nissan é disputada por clubes definidos em critérios desportivos muito embora os argentinos Boca Juniors e River Plate sempre sejam convidados.

Campeões
O primeiro campeão foi o San Lorenzo da Argentina em 2002. Seguiram-se Cienciano (2003), Boca Juniors (2004/2005), Pachuca (2006) e Arsenal Sarandi (2007).

Brasil
Na primeira competição em 2002 o Brasil não teve representantes no torneio alegando problemas de calendário e a falta de uma maior valorização da competição inicialmente. Até 2004 a classificação de equipes brasileiras envolveu o Ranking de Clubes da Conmebol. Hoje ela obedece ao mérito esportivo alcançado na temporada anterior. Assim o Brasil tem oito clubes disputando a Fase Preliminar, classificados da quinta a décima primeira posição no Campeonato Brasileiro, mais o Campeão Brasileiro que é o único a disputar num mesmo ano a Copa Nissan e a Libertadores. Na Copa Nissan a presença de outros clubes já classificados para a Libertadores entre os onze primeiros abre vagas na Sul-Americana para os próximos clubes mais bem posicionados.

Fórmula
Na disputa da Sul-Americana os oito clubes passam por duas fases: a primeira, nacional, elimina em jogos de ida-e-volta quatro equipes em confrontos envolvendo apenas clubes do Brasil. A segunda inclui equipes estrangeiras, também em jogos eliminatórios, das oitavas de final até a final. Gols marcados fora de casa e disputa de penaltis são critérios de desempate. A estréia brasileira dar-se-à dia 12 de Agosto com o jogo Atlético Paranaense e São Paulo em Curitiba. Os demais jogos reunindo equipes do nosso país são estes: 13 de Agosto, Internacional vs. Grêmio no Beira-Rio e Vasco da Gama e Palmeiras no Maracanã. No dia 14 jogarão Botafogo e Atlético Mineiro no Engenhão.

Nenhum comentário: