sábado, 29 de março de 2008

Tratores nos estádios

A foto abaixo lembra o antigo Estádio da Ilha da Madeira, junto a Marginal do Tietê em São Paulo. Pertenceu ao São Paulo FC. Hoje no local está erguido o Estádio Oswaldo Teixeira Duarte da Assaociação Portuguêsa de Desportos. A lusa comprou o terreno em 1956 e construiu o atual estádio.

A inauguração do novo estádio ocorreu em 9 de Janeiro de 1972. No jogo inicial o Benfica com Eusébio e cia. derrotou a Portuguesa de Desportos por três a um. Posteriormente o estádio recebeu o nome do presidente Oswaldo Teixeira Duarte, que comandou o clube por longo período. Infelizmente como a foto atual mostra o Estádio do Caindé como é conhecido também não está concluído. Tinha uma previsão inicial para ter capacidade para 75 mil torcedores. Hoje com a necessidade de assentos individuais está reduzido para 20 mil lugares. Quem sabe agora com a lusa voltando a divisão principal do futebol brasileiro seus dirigentes (e a colonia portuguesa em São Paulo é enorme) se conscietizem da necessidade de terminar de vez a obras do estádio.
Conta-se que a inauguração dos refletores do estádio aconteceu em plena luz do dia. Mas, a mais picante de todas fala que depois de pronto, teriam esquecido um trator no gramado. Como era véspera da inauguração e não dava tempo para quebrar o fosso em volta do mesmo, resolveram enterrar o trator nos fundos do gramado junto a uma das traves. Brincadeira ou não a foto de reforma do gramado do Estádio Palestra Itália está deixando preocupado meu amigo palmeirense, grande humorista e produtor Guto Franco. Já o Moacir, o pai, prefere cantar o hino do clube e acreditar que este é o ano do título. Mas os torcedores perguntam. “Será que não vão esquecer o trator no gramado do Jardim suspenso”. Essas histórias são contadas pelo próprios torcedores dos clubes.

Nenhum comentário: